13
Dez
07

integrar é tratar de forma igual?

só só eu que acho que isto não faz sentido?

Ok, claro que o anúncio caricaturiza a tentativa de ajudar aqueles que têm uma limitação física – no caso uma pessoa cega. Mas seria melhor integrar, tratando de forma igual… quando há uma necessidade que é diferente? Não será mais integrador reconhecer essa diferença e criar as melhores condições possíveis para que essa pessoa possa ter uma vida «mais igual», mais integrada? Quando colocamos tradução em língua gestual no telejornal estamos a tratar de forma difrente. Estamos a oferecer um serviço diferente para aqueles que não ouvem. E isso parece-me lindamente, porque esse tratamento diferente garante um acesso igual à mensagem que se pretende passar. O mesmo vale para a legenda em braile, que vai aparecendo em alguns lugares, com a preocupação em construir rampas nos edifícios, a existência de lugares mais próximos dos acessos aos supermercados para deficientes. Tudo isso é tratamento diferente. Tudo isso dá acesso a uma vida mais igual, menos dependente. E portanto, parece-me bem. Muito bem. Gostaria de saber o que pensam as pessoas com deficiencia sobre isto. Se se sentem discriminados pela existência de rampas, estacionamento ou caixas de pagamento que lhes são dedicados. Ou se pelo contrário sentem que esse tratamento diferenciado ameniza as suas dificuldades e lhes permite viver melhor.

Será discriminação alertar um cego da presença de um obstáculo à sua frente?


1 Resposta to “integrar é tratar de forma igual?”


  1. 1 mirsa
    27 27+00:00 Dezembro 2007 às 2:48 am

    Não, não és só tu! pelo menos já somos dois.
    Estava a pensar em postar exactamente sobre isto mas como dizias o que penso tomei a liberdade de introduzir um link para aqui no meu post .


Deixe um comentário


Poeira e letras

Ora, o que eu pretendo, com esta edição renovada do poeira e letras, é continuar a partilhar as minhas reflexões e histórias do quotidiano, descobertas de músicas, sites com interesse ou simplesmente piada e recursos que podem interessar a quem, como eu, anda dedicado à educação. Neste espaço coexistem o pessoal e o público em doses q.b.
Dezembro 2007
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Estatísticas do Blog

  • 224.180 entradas

Páginas