22
Jun
09

Culinarisses

Muitas experiências culinárias têm passado cá por casa, sem que a rúbrica de culinária aqui do blog as tenha reflectido. Aqui ficam alguns reflexos recentes:

Ontem: O Brioche na máquina do pão.
Tenho feito todo o pão na máquina, mas andamos a deixar algum dele estragar-se. O pão feito em casa dura menos tempo sem secar ou ganhar bolor, precisamente porque não tem conservantes e coisas que tais.
Sabendo o quanto por aqui somos gulosos, achei que uma boa solução seria fazer um pão doce, que certamente não iria ter tempo de secar.
Tirei esta receita do verso de um pacotinho de fermento de pão desidratado.
1 colher de sopa de água,
5 ovos,
500 g farinha,
300g de manteiga cortada em pedacinhos,
60 g de açúcar,
1 saquinho de fermento de pão.

Ora, achando a dose de manteiga um abuso absoluto, e tendo naquele momento apenas 3 ovos em casa, adaptei a receita. Substituí os dois ovos em falta por meia chávena de leite magro. Pus um bocadinho de manteiga em pedaços – alguns 50g, a olho, e acrescentei outros 50g de óleo vegetal que sempre faz menos mal, e mesmo assim ficamos com 1/3 da gordura da receita original. Como apreciamos canela, juntei uma colher de chá de canela em pó.
Ficou muito bom, e já está quase todo comido.

Hoje:
No domingo passado fomos a uma feirinha onde o infantário do nosso sobrinho estava representado numa barraquinha. Para ajudar, e porque estava muito barato, comprei uma saca de 2kg de ameixas vermelhas. Logo ali decidi que teria que fazer alguma sobremesa com as ameixas, senão iam estragar-se. Decidi-me por fazer um clafoutis, que tradicionalmente é feito com cerejas, mas muita gente o faz com outras frutas, com sucesso.
Estão neste momento dois clafoutis a assar no forno.

A receita original era:
700g de cerejas (com o caroço, que não se deve tirar)
300g de leite gordo
100ml de natas
4 ovos
4 colheres de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
5 colheres de sopa de farinha
1 pitada de sal
manteiga para untar a forma

Eu troquei cerejas por ameixas, e leite gordo por leite magro, duplicando a receita porque tenho muitas ameixas para gastar.
Untam-se pratos de ir ao forno com manteiga, colocam-se as ameixas por cima (eu fiz um prato com as ameixas inteiras e outro com ameixas que descarocei). Batem-se todos os outros ingredientes, sem ordem específica. Fica bastante líquido, mas é mesmo assim. Verte-se sobre as ameixas e vai ao forno a 200ºC. Cerca de 35 minutos devem bastar.
Vamos a ver como fica…

Há mais tempo:
Bolo de côco.

Para os anos do meu querido inventei um bolo de côco que ficou muito bom.
Bati 4 claras em castelo.
Noutra taça, bati as 4 gemas com 3/4 de chávena de açúcar. Acrescentei 1 chávena de côco ralado, 1 chávena de farinha, uma colherinha de fermento royal, 1/2 chávena de óleo vegetal, e 1 chávena de leite magro. Bati tudo, e incorporei as claras batidas. Foi ao forno em forma untada e enfarinhada a 200º.
Entretanto, fiz uma cobertura com leite condensado cozido, que derreti, e ao qual acrescentei uma colher de manteiga e algum côco ralado.
Depois de desenformado e barrado com a cobertura, ainda salpiquei com côco ralado, para ficar com um aspecto branquinho e nevado.
Ficou muito bom!

Boas experiências.


0 Responses to “Culinarisses”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Poeira e letras

Ora, o que eu pretendo, com esta edição renovada do poeira e letras, é continuar a partilhar as minhas reflexões e histórias do quotidiano, descobertas de músicas, sites com interesse ou simplesmente piada e recursos que podem interessar a quem, como eu, anda dedicado à educação. Neste espaço coexistem o pessoal e o público em doses q.b.
Junho 2009
M T W T F S S
« Maio   Jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Estatísticas do Blog

  • 176,736 entradas

Páginas


%d bloggers like this: