09
Nov
08

regresso a uma calma provisória

Terminei o meu primeiro módulo. O primeiro módulo que leccionei, logo à partida, num mestrado destinado a professores. E foi uma boa estreia. Tenho ainda a mal-amada avaliação pela frente, mas começo a poder olhar para trás e fazer o somatório de 25 horas de aula e muitas mais de preparação das mesmas. E o resultado é que gostei. Gostei da turma, gostei de dar aulas, gostei daquele papel novo. E aprendi imenso. Apliquei na prática coisas que só conhecia da teoria, ouvi falar das práticas de quem anda na prática e senti-me mais em contacto com esse mundo do qual falo – a escola. Tive que inventar ou descobrir uma maneira de estar naquele estrado junto ao quadro negro (sim, a sala tinha mesmo estrado).

Fiquei feliz por todos quererem despedir-se pessoalmente de mim e terem tido palavras de incentivo. E fico duplamente feliz se de facto consegui reduzir um pouco a ansiedade de pessoas que após muitos anos ali à frente, de repente se sentaram atrás, nas carteiras, e meteram mãos à obra para voltarem a ser alunos e para começarem a ser também investigadores, e se contribuí para o crescimento desse gosto de investigar. E foi honestamente que os felicitei por terem sido uma turma tão capaz de partilhar as suas experiências e contribuir para o enriquecimento de todos. Desconfio é que não sabem o quanto me enriqueceram também a mim.

E agora vou repetir a experiência. Dar outros módulos a outros mestrados, com outros alunos. E estou um pouco menos assustada e mais ciente de que vou continuar a aprender. Em casa e no estrado. Já nem quero pensar em parar de ensinar.

E aproveito as pausas entre os módulos para voltar a entrar na minha investigação com renovado alento.

0 Responses to “regresso a uma calma provisória”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Poeira e letras

Ora, o que eu pretendo, com esta edição renovada do poeira e letras, é continuar a partilhar as minhas reflexões e histórias do quotidiano, descobertas de músicas, sites com interesse ou simplesmente piada e recursos que podem interessar a quem, como eu, anda dedicado à educação. Neste espaço coexistem o pessoal e o público em doses q.b.
Novembro 2008
M T W T F S S
« Out   Dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Estatísticas do Blog

  • 184,728 entradas

Comentários Recentes

Roberto em Músicas antigas
Izabel Gonçalves em Músicas antigas
ROMUALDO ROMANOVSKI… em Músicas antigas
rita neves em Músicas antigas
Izabel Kristina em Músicas antigas
ROMUALDO ROMANOVSKI… em Músicas antigas
Gustavo Moreira Reis em Músicas antigas
curso como vencer in… em Músicas antigas
ana em Músicas antigas
ana em Músicas antigas

Páginas


