09
Nov
08

regresso a uma calma provisória

Terminei o meu primeiro módulo. O primeiro módulo que leccionei, logo à partida, num mestrado destinado a professores. E foi uma boa estreia. Tenho ainda a mal-amada avaliação pela frente, mas começo a poder olhar para trás e fazer o somatório de 25 horas de aula e muitas mais de preparação das mesmas. E o resultado é que gostei. Gostei da turma, gostei de dar aulas, gostei daquele papel novo. E aprendi imenso. Apliquei na prática coisas que só conhecia da teoria, ouvi falar das práticas de quem anda na prática e senti-me mais em contacto com esse mundo do qual falo – a escola. Tive que inventar ou descobrir uma maneira de estar naquele estrado junto ao quadro negro (sim, a sala tinha mesmo estrado).

Fiquei feliz por todos quererem despedir-se pessoalmente de mim e terem tido palavras de incentivo. E fico duplamente feliz se de facto consegui reduzir um pouco a ansiedade de pessoas que após muitos anos ali à frente, de repente se sentaram atrás, nas carteiras, e meteram mãos à obra para voltarem a ser alunos e para começarem a ser também investigadores, e se contribuí para o crescimento desse gosto de investigar. E foi honestamente que os felicitei por terem sido uma turma tão capaz de partilhar as suas experiências e contribuir para o enriquecimento de todos. Desconfio é que não sabem o quanto me enriqueceram também a mim.

E agora vou repetir a experiência. Dar outros módulos a outros mestrados, com outros alunos. E estou um pouco menos assustada e mais ciente de que vou continuar a aprender. Em casa e no estrado. Já nem quero pensar em parar de ensinar.

E aproveito as pausas entre os módulos para voltar a entrar na minha investigação com renovado alento.


0 Responses to “regresso a uma calma provisória”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Poeira e letras

Ora, o que eu pretendo, com esta edição renovada do poeira e letras, é continuar a partilhar as minhas reflexões e histórias do quotidiano, descobertas de músicas, sites com interesse ou simplesmente piada e recursos que podem interessar a quem, como eu, anda dedicado à educação. Neste espaço coexistem o pessoal e o público em doses q.b.
Novembro 2008
M T W T F S S
« Out   Dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Estatísticas do Blog

  • 176,736 entradas

Páginas


%d bloggers like this: