22
Dez
08

lenços de namorados

Vivo em Braga já vai para 10 anos, e embora não seja nascida e criada minhota, tenho esta região muito perto do coração. Adoro o verde, as pessoas, a gastronomia e… o artesanato..
Desenvolvi de há uns tempos para cá um gosto especial pelos lenços de namorados, tão típicos de Vila Verde.
Tenho um relógio com motivo de lenços de namorados e apaixonei-me pela colecção que existe à venda no Continente de coisas de casa com esse motivo. O ano passado, por esta altura, comprei em promoção dois conjuntos de toalhas de casa de banho desta linha e desde então que ando a namorar o serviço de mesa com lenços de namorados. Fui resistindo à tentação e cedi apenas ao desejo de comprar as chávenas de café e açucareiro, num conjunto jeitosinho. Cada vez que ia ao continente, lá ia eu passar ao lado dos meus pretendidos pratos, na esperança de os encontrar com desconto em cartão. E como não estavam… encolhia os ombros e resistia.

Até que ontem, liga-me a minha irmã a dizer que havia promoção de 50% este fim de semana em todas as loiças! E mesmo doente – sim, estou de novo doente, yay – lá me arrastei até ao continente na senda dos meus amados. O cenário era o previsível para o último fim de semana antes do Natal: carros até perder de vista, indicativos de que o centro comercial estaria à pinha. Foquei-me no meu objectivo: estacionei longe que aquele parque não estava para brincadeiras, avancei directa em direcção à secção que me interessava, peguei nos «meus» pratos, sem olhar para mais nada, enfiei-os no carrinho, e rumei para as caixas, sem inflexões no percurso nem hesitações.

Lá apanhei uma caixa de até 10 objectos não muito cheia  e fui-me embora com a minha compra e metade do seu valor no cartão! Meio km de regresso ao carro e rumo a casa. Depois a aventura foi levá-lo do carro – que ficou ainda longe de casa – até à tranquilidade do lar… que aquilo pesa e magoa nas mãos. Mas tudo valeu a pena para agora poder mirá-los na minha sala.

Não é que não tenha mais que fazer, que até tenho… e muito… mas como mal consigo respirar e já estou farta de estar doente, não tenho a menor paciência para fazer coisas sérias. E então meti na cabeça que agora só me faltava o verdadeiro – ou seja – um autênctico lenço de namorados. Já os namorei também a eles, muitas vezes, na exposição de artesanato na praça central, mas aí não há cartão de descontos que me valha… e para quem sabe bordar qualquer coisa, custa dar tanto dinheiro por um bordado simples. Então rumei pela net em busca de padrões de lenços de namorados que pudesse bordar.

Já sei que este é um daqueles projectos que vão ser adiados para as calendas gregas (basta pensar que ainda nem comecei o quadro que queria fazer para o nascimento do meu sobrinho… que nasceu em Agosto), mas resolvi partilhar aqui os desenhos que finalmente encontrei.

16 Responses to “lenços de namorados”


  1. 1 Anabela
    21 21UTC Janeiro 2009 às 10:45 pm

    Também gosto muito dos lenços dos namorados. Este ano tive a ideia de pintar alguns com os meus alunos, por ocasião do dia dos namorados. É uma pena que sejam tão caros, mas arranjei um passatempo para as noites e dias mais solitários: quiçá bordar o meu lenço dos namorados.
    Obrigada por partilhar os moldes.

  2. 2 ana pereira
    5 05UTC Fevereiro 2009 às 11:51 am

    Tenho uma colecção de cerca de 200 lenços já bordados´, mas já perdi a conta aos que já bordei… aí uns mil!…

  3. 3 dores amadoro tudo que tenha motivos orim
    15 15UTC Fevereiro 2009 às 8:40 pm

    Eu

  4. 4 dores
    27 27UTC Fevereiro 2009 às 10:46 pm

    Eu tambem sou apaixonada por tudo que tenha motivos dos lenços dos namorados.Gostava de comprar um relogio com os motivos gravados,mas nao sei onde o posso encontrar.Sera que me podes ajudar?

  5. 28 28UTC Fevereiro 2009 às 9:23 pm

    Sou de Viana, minhota de gema. Adoro os lenços dos namorados. E agora estão muito em voga as peças com os motivos vianenses. Acho bonitos e fico mesmo orgulhosa. :D

  6. 8 CLARA
    28 28UTC Abril 2009 às 8:07 pm

    Só que são caros, porque adorava ter um de cada.

  7. 9 Andreia Fernandes
    11 11UTC Novembro 2010 às 2:38 pm

    Boa tarde

    Eu vou casar e gostaria de oferecer estes lenços , só que são muito caros, então ando a procura de alguem que me ensine , ou me diga onde posso arranjar os moldes e quais são os pontos que se usam.Será que me podia dar uma ajuda? Fico a espera de uma resposta sua.

    Muito obrigado

  8. 10 TÉTÉ
    26 26UTC Janeiro 2011 às 3:02 pm

    Boa Tarde

    Já que estamos a falar de lenços dos namorados, dou aulas de pintura e artes decorativas, na minha última exposição, pintei em aguarela alguns lenços dos namorados que foi um sucesso. Alguns compradores pensavam que eram lenços verdadeiros emoldurados.

    Neste momento estou novamente a expôr brevemente e continuarei com um cantinho para os ditos cujos, sempre diferentes.

    TÉTÉ

  9. 11 José Augusto
    9 09UTC Julho 2011 às 10:00 am

    vendo lenços ( réplica ), por encomenda, c/ quadras standarizadas a criar ou personalizadas ;
    confeciono-os em 1/2 linho ou tecido a imitar ; industrial mas com bom aspecto ;
    preço a condizer 4,00 a 6,00 € + iva.
    minimo 20 unid.
    p/ revenda ou p/ personalizar p/ casamentos e outros eventos.
    Julho 2011,Guimarães.

    • 12 Inês
      12 12UTC Setembro 2011 às 2:47 pm

      boa tarde, vou casar em fevereiro e o tema do meu casamentos são os lenços dos namorados. Ando farta de procurar e não consigo encontar toalhas estampadas com os lenços dos namorados.
      Será que me pode ajudar??
      obrigada

  10. 13 Patricia Teixeira
    26 26UTC Agosto 2011 às 3:03 pm

    Boa tarde Sr. José Augusto,
    estou interessada em algumas replicas dos lenços dos namorados para marcar as mesas de um casamento.
    deixo o meu contacto de email para que entre em contacto comigo teixeira.vps@gmail.com

    muito obrigada.

    Patricia Teixeira

  11. 3 03UTC Novembro 2012 às 9:27 pm

    Vou tomar o um cafezinho (Cápsulas de Café) para relaxar e pensar nessa bela região, o nosso minho.

  12. 15 Carina Oliveira
    9 09UTC Maio 2013 às 6:59 pm

    ALguém me sabe dizer onde posso encontrar as peças de vidro dos Lenços dos Namorados para encrustar em bases de anéis? Ou um anel já feito. Tenho um dizer específico que gostava de encontrar e não consigo.

    Obrigada,

    Carina Oliveira

  13. 15 15UTC Setembro 2014 às 8:04 am

    I don’t know whether it’s just me or if everyone else
    experiencing problems with your blog. It seems
    like some of the written text in your posts are running off the screen. Can someone else please comment and let me know if this is happening to them as well?
    This might be a problem with my internet browser because I’ve had this happen previously.
    Cheers


Deixar uma resposta

Poeira e letras

Ora, o que eu pretendo, com esta edição renovada do poeira e letras, é continuar a partilhar as minhas reflexões e histórias do quotidiano, descobertas de músicas, sites com interesse ou simplesmente piada e recursos que podem interessar a quem, como eu, anda dedicado à educação. Neste espaço coexistem o pessoal e o público em doses q.b.
Dezembro 2008
S T Q Q S S D
« Nov   Jan »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Estatísticas do Blog

  • 142,368 entradas

Páginas


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

